sábado, 6 de junho de 2020

A GUERRA NORTE/SUL DO FUTEBOL PORTUGUÊS

O campeonato português de há 31 anos foi ganho pelo Benfica, mas não foi fácil o percurso. 
O futebol português já vivia nessa altura um momento algo nebuloso a nível interno, as guerras norte/sul estavam no seu apogeu máximo. 

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, atacava o sul por tudo e por nada, Gaspar Ramos (vice-presidente do Benfica) contra atacava e denunciava às instâncias próprias o que achava que estava mal. 

O FC Porto tinha sido campeão europeu em 1987, o Benfica tinha ido à final da Taça dos Campeões Europeus precisamente em 1988, final essa, que foi perdida nos penalties para os holandeses do PSV. 

No início da época de 1988/89, o Benfica reforçou-se, em especial, com o central brasileiro Ricardo (que saudades da dupla de centrais Ricardo e Mozer) e com o médio Valdo. Consultar todo o plantel, aqui
A caminho do FC Porto, desviados por Pinto da Costa, Dito e Rui Águas, mas não foram felizes nessa primeira época. Por incrível que pareça, sempre que o Benfica perdeu para os rivais pesos pesados, foi campeão. Aconteceu nesta época com Dito e Rui Águas e, mais tarde, com Paulo Sousa e Pacheco para o rival Sporting (1993/1994).

Toni, iniciava pela primeira vez uma época como técnico principal do Benfica, depois de na época anterior ter entrado com ela a decorrer e, mesmo assim, ter conseguido levar os encarnados à dita final europeia. 

O FC Porto depois de vencer tudo o que haveria para vencer, escolheu Quinito para seu treinador, um homem bom mas que herdou um balneário com alguma veterania e com muitos vícios. Não aguentou muito tempo no comando. 

Na Taça de Portugal, o Belenenses venceu surpreendentemente  o campeão Benfica com todo o mérito (último vídeo).

Em baixo, um excelente documentário e reportagens sobre essa época.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Bardamerda para a maioria dos analistas

  Ansioso para ler e ver o que tem a dizer os 'cientistas da bola', depois de anteontem o Barcelona ter 'empacotado' 8 batat...