terça-feira, 23 de outubro de 2018

Hoje joga o Benfica!

Em dia de Ajax - Benfica nada melhor que publicar um artigo de opinião do André Pipa no Jornal «A Bola»




HOLANDA E AJAX NA MESMA ONDA
O ressurgimento da mítica Laranja (3-0 à Alemanha!) surge em vésperas do Ajax-Benfica em Amesterdão, jogo de velhos fidalgos saudosos de glórias longínquas
O estrondoso 3-0 que a Alemanha apanhou em Amesterdão em jogo da Liga das Nações assinala o regresso da selecção Holandesa à primeira linha do futebol mundial depois de quatro anos penosos marcados por falhanços nas qualificações para o Europeu de 2016 e Mundial de 2018. A goleada ao velho inimigo teutónico esteve longe de parecer um acaso. Resultou de uma exibição sólida, consistente e com a marca de ousadia e espectacularidade tradicionalmente associada às melhores versões da «Laranja»; que confirma os sinais prometedores que vinha a dar sob a liderança de Ronald Koeman nos últimos jogos – recorde-se que também Portugal (com Ronaldo) levou 3-0 da Holanda em fevereiro passado, num particular jogado em Genebra. A geração de Memphis Depay, Virgil van Dijk, «Gino» Wijnaldum, Ryan Babel e Daley Blind, assessorada por uma alcateia de jovens lobos promissores (Dumfries, De Jong, Matthijs de Ligt, Bergwijn, Justin Kluivert, van de Beek, Groenveld…), parece finalmente em condições de suceder à brilhante geração de Robben, Sneijder, van Persie, van der Vaart, Kuyt, van Bommel e Gio van Bronckhorst (finalista do Mundial de 2010) e recolocar a Holanda no lugar que lhe é devido.
No meu caso, que tive a felicidade de começar a ver e gostar de futebol no auge do fabuloso Ajax de Cruyff, Neeskens, Haan, Rep, Keizer e c.ª - que sustentava a imortal Laranja Mecânica de Rinus Michels - o regresso dos holandeses voadores é uma questão de justiça poética. A seguir a Portugal são os meus preferidos e de todas as selecções europeias que vi jogar nas últimas três, vá, quatro décadas, a da Holanda sempre foi a que me pareceu mais fiel e mais próxima do conceito (sempre subjectivo, claro) de futebol ideal: organização, audácia, vertigem ofensiva, creatividade, qualidade técnica e táctica. «Eterno» sinónimo de golos e espectáculo, não é por acaso que a Holanda continua a ser uma das três selecções mundiais com maior número de vitórias (196) e de golos (688) em jogos oficiais (319). Façam as contas e vejam as médias…

Não sei até onde irá esta geração com Ronald Koeman ao leme (curiosamente, o antigo treinador benfiquista ficou apaixonado por Portugal, tem casa em Vale de Lobo) mas chamo a atenção do Benfica para este ressurgimento do futebol holandês porque o Ajax está a cavalgar a mesma onda de regeneração. Finalista vencido da Liga Europa há dois anos (0-2 com o United de Mourinho) o grande clube holandês (11 títulos internacionais em 16 finais) tem crescido e representa uma ameaça considerável aos interesses do Benfica. Reparem que antes da Alemanha ser goleada em Amesterdão, o Ajax já tinha imposto ao Bayern um surpreendente empate (1-1) na Allianz Arena de Munique, que até podia ter sido vitória não fora a classe de Manuel Neuer. Esse resultado veio perturbar as contas que o Benfica andava a fazer e proibe Rui Vitória de perder na Holanda sob pena de ficar a 4 pontos do Ajax. O ambiente que os benfiquistas vão encontrar na Amsterdam Arena é semelhante ao que rodeia a Selecção de Koeman: esperança e optimismo, se calhar mais do que os benfiquistas estão à espera. Convém lembrar que os adeptos do Ajax, muito naturalmente, não vêm nas águias um obstáculo da categoria do Bayern… tão só um clube histórico que procura recuperar o brilho e as vitórias de eras longínquas - o mesmo pensarão do Ajax os adeptos do Benfica. 
Lembro que a última vez que o Benfica ganhou um título europeu foi há 56 anos (1962) em Amesterdão. E a última vez que chegou a uma final dos Campeões foi há 28 anos (1990) com Eriksson, no Prater de Viena (0-1 com o Milan); precisamente o estádio onde, cinco anos depois, Louis van Gaal ganharia a quarta e última Taça dos Campeões do Ajax (1-0 ao Milan). No fundo, dois velhos fidalgos com alguns pontos em comum e muitas saudades do antigo regime.

Último mas não menos importante, Portugal tem vincada tradição ganhadora com o futebol holandês. A selecção Laranja é nossa «cliente» regular (vencemo-los no Euro 2004, no Mundial 2006 e no Euro 2012) e os clubes portugueses ganharam 20 das 30 eliminatórias disputadas com holandeses. Que o Benfica mantenha a tendência no duplo confronto com o Ajax.

André Pipa no Jornal « A Bola»

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bardamerda para a maioria dos analistas

  Ansioso para ler e ver o que tem a dizer os 'cientistas da bola', depois de anteontem o Barcelona ter 'empacotado' 8 batat...