quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

O Sporting de Malcom Allison e não só...

Uma época que ainda não foi esquecida pelos sportinguistas e pelos amantes do futebol em particular. A época de 1981/82 terminou com a 'dobradinha' do Sporting (campeonato e Taça de Portugal). Mais tarde ainda viria a Supertaça Cândido de Oliveira.

Só para que saibam😜, o trio da frente era composto por António Oliveira, Manuel Fernandes e Jordão. Consultar todo o plantel aqui.

Ainda sobre esta época, há um excelente livro - 'Big Mal & Companhia' - do Gonçalo Pereira Rosa que aconselho vivamente, onde o autor desvenda histórias incríveis deste Sporting campeão em 1982. 
Podem também consultar excertos do livro, aqui.

Em baixo uma crónica do site zerozero.pt e alguns vídeos dessa época (recepção ao Benfica e FC Porto em Alvalade para o campeonato e a final da Taça de Portugal. 

Depois de uma época mal conseguida, João Rocha fora a Inglaterra buscar Malcom Allison para liderar o projeto leonino. 

Resgatando António Oliveira do exílio penafidelense, o Sporting formou um tridente ofensivo com Oliveira, Jordão e Manuel Fernandes, que ajuda a explicar os 66 golos apontados em trinta jogos. Apenas três derrotas sofreu o leão ao longo da prova, no Bessa (como tantas vezes antes e depois) e em Portimão, sobrando a última jornada para as Antas, já com o Campeonato conquistado. 

Os leões - que venceriam também a Taça e depois a Supertaça - festejavam assim o seu 16.º título de Campeão, sem imaginar que passariam longos dezoito anos sem voltar a levantar o troféu. 

O Benfica segurou o segundo lugar, a apenas dois pontos dos leões e um à frente do FC Porto, mas o grande destaque da classificação vai para o Belenenses, que era até então, juntamente com Sporting, Benfica e Porto, totalista de presenças na primeira divisão. Uma época desastrosa, conduziu o clube da Cruz de Cristo a um 15.º lugar, que custou a despromoção, acompanhando o Académico de Viseu e a União de Leiria na descida à Segunda Divisão.
daqui


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bardamerda para a maioria dos analistas

  Ansioso para ler e ver o que tem a dizer os 'cientistas da bola', depois de anteontem o Barcelona ter 'empacotado' 8 batat...