domingo, 8 de março de 2020

ONTEM VI-TE NO ESTÁDIO DA LUZ

É um blogue que sigo com muita atenção, e se for posts do Ricardo Silveirinha são sempre válidos. Fala quem não se deixar 'comprar' por nada. 
Não concordo com tudo o que o Ricardo Silveirinha lá escreve, mas na maior parte subscrevo. 
É uma voz lúcida que deveria ser escutada com muita atenção por todos os benfiquistas. 

Em baixo mais um post que subscrevo na integra. 



Pedem-me que escreva sobre o jogo de ontem. Não tenho nada a escrever sobre o jogo de ontem. O que eu tinha a escrever sobre o jogo de ontem, sobre o nosso futebol e sobre Bruno Lage, escrevi-o há meses, quando ganhávamos tudo e faziam-se listas com os recordes de vitórias do treinador. 

As exibições este ano nunca foram boas e, a partir de Outubro, caíram vertiginosamente para um tipo de futebol medonho quase tão mau quanto aquele pesadelo do tempo de Professor Bombo. Quase, ainda não chegou lá. Mas chegará porque, com Lage, o Benfica nunca mais irá jogar bom futebol. Perceber isso e ir buscar um treinador competente já deveria ter sido feito em Janeiro. 

Infelizmente, quem nos desgoverna nunca percebe o que vai acontecer no futuro e, portanto, vamos arrastar Lage até ao impossível como arrastámos Professor Bombo. Claro que, quando ganhávamos tudo e eu escrevia que o futebol do Benfica era mau e que não demoraria muito a vir uma vaga de maus resultados, os grunhos insultaram-me. 

A mediocridade existencial não compreende o génio, fica pasmada perante o brilhantismo. Sem saber o que fazer, estranhando o que não consegue entender, recorre à única arma básica que tem: o insulto. 

Vejam lá que até fui apelidado por um imbecil chamado David Duarte, do Cabelo do Aimar, de "uma espécie de Pedro Guerra". Um idiota que, se sabe quem é o Pedro Guerra, é porque o Ontem o desmascarou quando ligou para a BTV a fazer de Fernando Santos. 

Muito aprendeu con o Ontem o grunho David Duarte sobre a realidade do Benfica e sobre quem é verdadeiramente Vieira. Andava lá todos os dias no blogue, maravilhado com o que lhe estávamos a mostrar. 

É que andamos nisto há 12 anos. Agora parece fácil dizer mal do Vieira mas o caminho da crítica sustentada e da lucidez foi trilhado por mim e pelos meus colegas de blogue quando mais ninguém o fazia. Em 2012, fui ao palanque da assembleia chamar os cornos pelo touro e dizer ao Presimente Vieira, ali, a um metro dele, que ele é uma vergonha para o Glorioso. 

O inútil David Duarte, onde estava? Nenhum outro blogue tem tanto direito a chamar para si os louros da lucidez benfiquista como tem o Ontem. Criámos uma geração de gente inteligente, atenta, solidária, sonhadora que não aceita migalhas e tem valores gloriosos. Sobretudo, pensamos no Benfica. Não pensamos no nosso ego ou em ficar bem para a fotografia. Nunca nos vendemos. Nunca aceitámos convites da BTV, da estrutura do Benfica, croquetes, camarotes, benesses. Nada. 

Mais alguém pode dizer isto? Não creio. Sobre o jogo de ontem nada tenho a dizer. A única coisa que me apetece escrever, e vai continuar a apetecer, é muito simples: 

Volta, Jorge Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bardamerda para a maioria dos analistas

  Ansioso para ler e ver o que tem a dizer os 'cientistas da bola', depois de anteontem o Barcelona ter 'empacotado' 8 batat...