segunda-feira, 9 de março de 2020

QUANDO CÉSAR BRITO GELOU AS ANTAS

Hoje em dia fala-se muito da 'dita coação' aos árbitros e a malta mais nova poderá pensar que isto do futebol português está como nunca esteve.

Enganam-se, a única excepção é que agora há redes sociais e alguns programas de TV com fanáticos que nada percebem de futebol e põem mais gasolina para a fogueira. 
Sempre houve 'guerra' e a década de 90 do futebol português teve peripécias para todos os gostos, as mais conhecidas, nos ditos túneis de acesso ao relvado e vice-versa. 

A pressão sobre árbitros e adversários eram uma constante...!

Já no final da primeira década deste século, também o túnel da Luz ficou conhecido pelos piores motivos. Todos se lembram dos castigos a Hulk e Sapunaru (vídeo, aqui).

Antes de continuarem a ler o texto, deixem a 'clubite' de lado porque não havia (nem há) inocentes no que aos ditos clubes grandes do nosso futebol diz respeito. 
E túneis é o que mais há!
Havia era uns que utilizavam métodos mais duros e por todos condenáveis. 

Foi  neste 'famoso' jogo que o guarda Abel ficou conhecido pelos piores motivos, mas neste dia aconteceram mais cenas lamentáveis que em nada honraram a instituição FC Porto, desde creolina ou enxofre no balneário da equipa visitante (os jogadores do Benfica equiparam-se num corredor) até a uns 'estalos' dados pela esposa de um dos vice presidentes do FC  Porto ao árbitro Carlos Valente, no túnel de acesso aos balneários!

Estas reportagens são sobre o campeonato de 1990/1991, mas outras virão.

Valia tudo para condicionar o adversário e lembro-me de uma história em que para um Benfica - FC Porto o trio de arbitragem estava minado pelos fiscais de linha da altura.
Sem o chefe de equipa perceber, um dos auxiliares estava 'comprado' pelo FC Porto e o outro auxiliar pelo Benfica. Que grande açorda, hein?!...

Domingo, 28 Abril 1991 - 15h00 Estádio das Antas  - 75000 Espectadores aproximadamente.
Com arbitragem de Carlos Valente, as equipas alinharam da seguinte forma:

FC PORTO: Vítor Baía; João Pinto (Baltasar aos 45'), Fernando Couto, Aloísio, Paulo Pereira e Vlk ; André, Semedo (Jorge Plácido aos 79') e Jorge Couto; Domingos e Kostadinov.

Benfica: Neno; Ricardo; Paneira, Paulo Madeira, William e Veloso; Paulo Sousa (Samuel aos 76'), Jonas Thern, Valdo e Pacheco (César Brito aos 80'); Rui Águas.

Em baixo algumas reportagens e resumo desse FC Porto - Benfica.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Bardamerda para a maioria dos analistas

  Ansioso para ler e ver o que tem a dizer os 'cientistas da bola', depois de anteontem o Barcelona ter 'empacotado' 8 batat...