sábado, 27 de abril de 2019

Rui Santos chama 'bêbado' a Miguel Sousa Tavares?!

Está instalada a polémica entre Rui Santos e Miguel Sousa Tavares.

Em baixo, os artigos em questão publicados no jornal Record e no jornal «A Bola».

O que me deixa na dúvida sobre o título deste post, está nos 'sublinhados do artigo de Rui Santos.

 
(imagem da minha responsabilidade e... retirada do google)

excerto do artigo de MST
Não é coisa que eu faça muitas vezes, mas no outro dia dei-me ao esforço de assistir a parte do programa do Rui Santos na SIC. E fiquei sinceramente convencido que o rapaz deve ter sido assustado por uma daquelas claques que não existem, de tal maneira ele jorrava um benfiquismo por todos os poros, cuja fonte não lhe conhecia. 

Primeiro, fazendo o saldo da jornada e as suas contas reais ao campeonato após o controverso Feirense-Benfica, concluiu que o Benfica levava 10 pontos a menos do que devia relativamente ao FC Porto. Ora, como três dias antes o vira falar em 7 pontos, deduzi que, não só achara limpinha, limpinha a vitória do Benfica na Feira, como achara que o Porto deveria ter perdido 3 pontos na sua pacífica vitória de 2-0 sobre o Boavista: notável! Mas o melhor estava para vir : Rui Santos propôs-se demonstrar, com recurso a tecnologia 3D, e graças a «um trabalho que durou quatro horas», que  o golo anulado ao Feirense (e que seria o 2-0), foi mesmo off-side. Um esforço destes, nem a BTV! 

E, então, foi assim: a tal câmara virtual de Rui Santos sacou uma madeixa de cabelo ou a ponta do nariz de um jogador do Feirense metido na barreira do Benfica e adiantada a esta, a uns dez metros da baliza, no momento em que o livre lateral é batido. Então este jogador vai cabecear a bola e marcar golo, vindo de off-side, pensei eu? 

Não, o jogador não toca na bola. Mas está off-side porque, explica o mestre, é aquele jogador, exactamente, que juntamente com mais uns seis ou sete de ambas as equipas que correm para a baliza, quem vai obstruir a visão do guarda-redes impedindo-o de ver a bola - que, todavia, não vem daquela direcção, mas de um ângulo lateral de 45 graus. 

E o juiz-de-linha - que não tem de todo a visão do lance do guarda-redes, mas já tinha tido a genial visão de descortinar a madeixa do jogador do Feirense em off-side - vai concluir que, no meio da molhada é aquele mesmo que obstrói a visão de Vlachodimos, que está a olhar para outro lado. Fiquei estarrecido. 

E mais ainda porque antes tinha ouvido Rui Santos fazer uma longa e didáctica prédica sobre os malefícios do «futebol televisivo». E com este, se não me engano, já lá vão três golos anulados a adversários do Benfica por obstrução visual ao seu guarda-redes. Quantos mais pontos é que isso dará nas contas reais?

excerto do artigo de RS

NOTA (sobre "JORRAR BENFIQUISMO") - Quando me chamaram a atenção para um envinagrado naco de prosa do Miguel S. Tavares, publicado n'A Bola' de 17/4 , já eu tinha escrito o meu artigo publicado neste jornal faz hoje uma semana. Diz que se deu ao esforço de me telever (podias ser mais original) e se convenceu de que eu deveria ter sido acossado ou 'assustado' (sic) "por uma daquelas claques que não existem" [referindo-se naturalmente às do Benfica].

Não sei a que horas o Miguel possa ter escrito aquele naco de prosa, mas ele - o naco - tinha todo o ar de ter sido confeccionado tardiamente em vinha-d'alhos, portanto com colorau, banha, vinho branco e vinagre. Só assim se pode justificar a azia e as palavras ácidas e figadais do Miguel. Diz ele que (eu) "jorrava um benfiquismo por todos os poros". Um dos teus problemas, entre outros, caro Miguel, sem me querer aventurar em corredores mais salgados, é que estás sempre a ver magotes a 'jorrar benfiquismo' por todos os lados. Sabes bem - não o ignores - que o mar, para mim, poder ser vermelho, verde ou azul. Não me impressiona nada. Os mares às vezes são navegáveis; outras vezes, não - e isso não tem nada a ver com questões cromáticas. Infelizmente, o futebol português está metido num buraco negro e os chamados 'clubes dominantes' têm todos muitas responsabilidades nisso. O avistamento do Miguel tinha a ver com o facto de a Liga Real assinalar benefícios ao FC Porto de 10 pontos (considerando a contabilidade dos penáltis), o que não é, reconheço, uma coisa muito simpática. Mas o Miguel, que às vezes parece mais do clube dos roxos do que dos azuis, ignora que essa contabilidade, noutras épocas, já deu conta de prejuízos do FC Porto e ignora olimpicamente a minha apreciação sobre a 'benfiquização do sistema' que o clube do Dragão está agora a tentar contrariar. Portanto, meu caro Miguel, eu sei que gostas muito de ir à caça de uma boa polémica, mas neste caso, o produto da tua caçada não vai além de uma… codorniz. Isto para dizer que te considero muito em quase todas as áreas, menos na do futebol. Comparas muitas vezes javalis a galinholas e nisso estou com o… Herrera. Não me leves a mal. O 'rapaz' é muito jovem.

1 comentário:

  1. "Um tolo tem sempre outro que o admira". Como diria o meu avô na sua sabedoria popular !...

    ResponderEliminar

Bardamerda para a maioria dos analistas

  Ansioso para ler e ver o que tem a dizer os 'cientistas da bola', depois de anteontem o Barcelona ter 'empacotado' 8 batat...