sábado, 24 de março de 2018

Artur Jorge

É sempre bom recordar outros tempos do futebol português! Uma entrevista com mais de 30 anos do treinador que estava na moda no futebol português.

Artur Jorge foi um dos melhores treinadores portugueses, com passagem marcante pelo FC Porto. No estrangeiro, fez um bom trabalho no PSG onde se sagrou campeão e venceu as duas taças nacionais.

O problema foi depois, o técnico português entraria em 'queda livre' após passagem pelo Benfica. Não foi fácil a passagem de Artur Jorge pelo clube da Luz.

Foi pedido a Artur Jorge uma renovação da equipa, o dinheiro era pouco e as aquisições foram um fiasco, muito por culpa do treinador português que teve vários conflitos no interior do balneário encarnado.

Mas, atenção, esse plantel ainda teve com Artur Jorge excelentes jogadores, como foi a chegada do melhor guarda-redes do mundo da altura, Michel Preud' Homme, de Dimas, Paulo Bento e Caniggia. Também  continuaram nesse plantel, Veloso, Hélder, Mozer, Vítor Paneira, Isaias, João Pinto, César Brito e muitos outros. O que correu mesmo mal, foram alguns reforços de pouca qualidade - Paulo Pereira, Paulão, Tavares, Nelo, Clóvis, Rui Esteves, Amaral e mais alguns que nada acrescentaram.

Para piorar a situação, o técnico português ainda foi submetido a uma operação à cabeça deveras complicada. Ainda começou a época de 95/96 com a 'dita renovação', mas saiu rapidamente do comando dos encarnados. No Benfica, resta a consolação de ter chegado aos 1/4 de final da Champions na primeira época.

Foi o principio do fim do primeiro treinador português a ser campeão europeu, com apenas 50 anos, apesar de ainda ter sido seleccionador português de 1996 a 1998 sem sucesso. O resto do currículo como treinador, foram passagens fugazes por selecções e clubes menores.
Um treinador que deixou os dirigentes de clube com um pé atrás quando pensavam na sua contratação, corria o boato que depois dessa operação à cabeça, Artur Jorge nunca mais tinha sido o mesmo. Era mentira!, a saúde voltou e o homem ainda anda por aí aos 72 anos.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Bardamerda para a maioria dos analistas

  Ansioso para ler e ver o que tem a dizer os 'cientistas da bola', depois de anteontem o Barcelona ter 'empacotado' 8 batat...