quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

BENFICA A PRECISAR DE UMA VARRIDELA



Ontem escrevi n' A Bola sobre a conferência de Imprensa de Bruno de Carvalho e sobre a operação LEX e a situação de Luis Filipe Vieira.
 
Aqui fica o segundo texto «Primeiro os vouchers, depois os e-mails, agora a operação LEX. Nos e-mails, diálogos comprometedores envolvendo quadros do Benfica, ex-árbitros e ex-delegados da liga. Paulo Gonçalves e Pedro Guerra em todas. Ministério Público e Policia Judiciária de olho no Benfica. Buscas na Luz e na casa de Vieira. Investigação por suspeitas de corrupção activa e passiva.
 
Gonçalves arguido. Empresário Luis Filipe Vieira constituido arguido no caso BPN, suspeito de burla qualificada, falsificação e branqueamento de capitais; e Vieira novamente arguido na operação LEX ao lado de vice-presidente Fernando Tavares num «apêndice» do processo que envolve outras figuras com ligações recentes ao Benfica (Rui Rangel, José Veiga).
 
Suspeito de ter oferecido «tachos» no Benfica em troca de favores na vida privada, Vieira diz que estranha ver o seu nome associado ao caso, garante que não mistura vida pessoal com o clube… e utiliza o site do Benfica (?!?) para emitir, 48 horas depois (?!?), declaração de inocência.
 
É claro que no meio das várias trapalhadas em que Vieira surge envolvido há algumas que não têm a ver com o futebol e com o Benfica, mas só os benfiquistas podem dizer se se sentem ou não confortáveis com as explicações do seu presidente; e se acham que ele tem - ou não - condições para continuar a liderar o clube. Mas atenção que no caso dos e-mails o que está um causa é um possível atentado à seriedade da competição profissional.
 
Ora isso não diz respeito somente aos benfiquistas: diz respeito a todos os clubes… e ao futebol. Como há uma semana escreveu aqui ao lado com muita graça o Gonçalo Guimarães, a PJ devia abrir uma delegação na Luz para poupar quilómetros.
 
O benfiquismo assiste atónito e com crescente indignação à degradação pública da imagem e da reputação do clube e do seu presidente.
 
Por culpa de quem lá está, obviamente: puseram-se muito a jeito. Bem sei que até ao trânsito em julgado de uma sentença todos somos inocentes - bons rapazes, como diria Martin Scorsese; mas também me parece (pelo que sei, pelo que vejo, pelo que leio, pelo que deduzo, pelo que me contam) que o Benfica precisa de uma boa varridela. Não falta no benfiquismo esclarecido quem pense o mesmo».
Artigo de André Pipa no Jornal «A Bola»

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bardamerda para a maioria dos analistas

  Ansioso para ler e ver o que tem a dizer os 'cientistas da bola', depois de anteontem o Barcelona ter 'empacotado' 8 batat...