sábado, 10 de fevereiro de 2018

CASOS DE POLÍCIA E OUTRAS 'SIRENES'



1 - Não é preciso esperar-se pela conclusão dos processos judiciais para se perceber que o Benfica precisaria de uma limpeza. Se estivéssemos a falar de uma ‘crise no Governo’, provavelmente os analistas apontariam para uma remodelação governamental. Neste caso, estamos a falar de uma lavagem de imagem.

Uma lavagem de imagem, porquê? Independentemente das conclusões que o Ministério Público e a Polícia Judiciária tirarem das investigações em curso, quer no âmbito da Operação Lex, quer no denominado ‘caso dos emails’, há algo que parece incontornável: os responsáveis do Benfica, com Luís Filipe Vieira à cabeça, não conseguiram desmentir algumas imputações que lhe foram feitas e, mesmo que do ponto de vista formal e orgânico, a generalidade dessas imputações não configurem crimes de corrupção ou de tráfico de influências, há comportamentos tornados públicos que são, em todo o caso, muito censuráveis.
O Benfica não deveria estar à espera das conclusões das investigações, não deveria estar à espera de resultados desportivos; teria de começar a fazer alguma coisa, mesmo com pouco ruído, para ‘salvar a face’. O Benfica precisa, rapidamente, de reabilitar a sua reputação de ‘clube de bem’, sob pena de muitos dos seus adeptos e associados, para além da comunidade futebolística em geral, não acreditarem na genuinidade das posições oficiais. 

Não nos podemos esquecer que o Benfica liderou um processo de desacreditação dos títulos conquistados pelo FC Porto numa determinada fase histórica do futebol português, e isso também teve muito a ver com a publicitação das escutas do Apito Dourado. As consequências penais foram as que sabemos e ainda hoje se discute a dimensão das imputações e os efeitos decorrentes. Ficou a ‘marca’. Uma ‘marca’ tão impressiva, tão encrustada e tão indelével, tão difícil de remover como se fosse a cicatriz de um ferro colocado em brasa na pele do dragão, que na actualidade, e na dialéctica travada com os adversários, os seus responsáveis e simples adeptos não conseguem nem eliminar nem mesmo rechaçar.

2 - Ficou a ‘marca’. A ‘marca’ que (também) vai acompanhar o Benfica nos próximos anos. Pode não parecer, mas aconteceram algumas mudanças no FC Porto. Aguentou o líder, porque tinha de aguentar, aguentou os seus colaboradores mais fiéis, ficou mais frágil perante o exterior, perdendo poder, caiu na alçada do fair-play financeiro e, na actualidade, é mais arrastado pelas circunstâncias externas do que propriamente por aquilo que consegue impor. E, neste particular, Sérgio Conceição vem evidenciando uma ‘componente política’ muito importante para o FC Porto, que extravasa em muito as suas competências técnico-desportivas.

Isto para dizer que o futebol e as dinâmicas dos clubes não são muito sensíveis ao reconhecimento do erro. Nunca o foram e não creio que, no caso do Benfica, também o venham a ser. Há, todavia, na Luz, um ‘pecado capital’ que necessita de ser reparado — e esse tem a ver com a comunicação. O objectivo — já se viu — era proteger o presidente, a estrutura e os órgãos sociais do desgaste relativo a contactos da comunicação social, que colocam muitas vezes a nu as fragilidades e as limitações dos seus titulares. O tiro saiu pela culatra, porque entretanto o ‘país futebolístico’ descobriu que a ‘comunicação do Benfica’ tem um lado institucional muito bonitinho e respeitoso, mas tem um lado oficioso, selvagem e brutal, com uma coordenação superior, capaz de fazer corar a… Cicciolina. E esta parte, no mínimo, não pode continuar, porque essa já afectou — e muito — a imagem e a reputação do Benfica, que se queria colocar num plano de superioridade moral em relação aos seus adversários.
Capturado pela estratégia, Vieira não estará, provavelmente, em condições de fazer a ‘limpeza’. E isso é inquietante. Porque vai depender muito do Ministério Público e de… Jonas.

3 - Ainda ninguém formou a convicção de que a presidência de Bruno de Carvalho, no Sporting, seja um ‘caso de polícia’. O caso de Bruno de Carvalho tem, ao que parece, outras motivações… ‘sirénicas’. E todas elas se relacionam com o seu ego e personalidade. De tanto querer ser protagonista, é ele o primeiro a esvaziar os seus próprios méritos. Não precisa de adversários. É ele o seu principal inimigo. Queixa-se dos outros, mas aquilo que ele se queixa nos outros é aquilo que projecta na sua atitude e comportamento. Diz que é ofendido mas é o primeiro a ofender. Critica os ‘heróis do teclado’, mas passa a vida a teclar. Pede união, mas é o primeiro a dividir e a desagregar. Tem uma propensão inusitada para a representação. Tem, até, traços de uma certa bipolaridade. Do nada, com a equipa de futebol a tentar aguentar-se na luta pelo título, conseguiu arranjar uma crise, em Alvalade. Porque não respira se não for o foco. Um caso de estudo num Sporting permanentemente martirizado. O Sporting também tem um problema de imagem e reputação para resolver. Gravíssimo.


JARDIM DAS ESTRELAS

Alguns destaques desta semana:
SOARES (****) - Sérgio Conceição deu-lhe uma oportunidade, depois de um assomo de indisciplina, e o brasileiro agarrou-a, marcando o golo que colocou o FC Porto na dianteira, na eliminatória da Taça com o Sporting. Terá servido de lição?
S. CONCEIÇÃO (***) - Ainda não vimos o treinador do FC Porto em contexto de alegada ‘injustiça desportiva’, num regime de perda (pontual). Ele vira ‘fera’ e então veremos um outro Sérgio. Agora, e até na gestão do ‘caso Soares’, foi de uma notável serenidade.
SÉRGIO OLIVEIRA (****) - O ‘joker’. Um caso interessante de maturidade competitiva.
RUI PATRÍCIO (****) - A atravessar um belo momento.
ACUÑA (**) - Que irresponsabilidade no lance que lhe valeu a expulsão, no ‘clássico’.
ZIVKOVIC (***) - Parece ter ganho a dianteira a João Carvalho.
CLÁSSICO (***) - O jogo do Dragão para a Taça foi, para já, o melhor. Viu-se futebol e não apenas ‘bloqueios + bloqueios’.
VAR (****) - São mais as vantagens do que as desvantagens, como muito bem acentuou Jonas.
LUÍS HORTA (****) - De regresso à Luz. O Benfica de olho aberto, em matéria(s) que não se pode dormir.

O CACTO - Censura
Canais de TV querem ter acesso às fontes de informação e aos protagonistas, em instituições desportivas, e fazem bem em não pactuar com este actual regime de censura, manipulação e propaganda que os clubes de futebol, através das suas direções de comunicação, querem fazer impor. Inaceitável num regime democrático. Inaceitável num Estado de Direito.
Rui Santos no Jornal Record

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bardamerda para a maioria dos analistas

  Ansioso para ler e ver o que tem a dizer os 'cientistas da bola', depois de anteontem o Barcelona ter 'empacotado' 8 batat...